segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tolice

João 7.37-41

Ninguém jamais falou ...como este homem fala” (Jo 7.46)


A viagem era curta, de Fortaleza a São Luis. Avião lotado. Um homem se aproximou sem nada a dizer, sentou-se do meu lado, afivelou o cinto de segurança, pegou uma revista e começou a ler atentamente. Nem mesmo quando a comissária iniciou as informações sobre o vôo ele desviou os olhos da revista. Apenas lia. A comissária fez toda a demonstração quanto aos procedimentos a seguir em caso de emergência, como colocar a máscara de oxigênio, como se agarrar à poltrona flutuante, etc. O homem continuava lendo sua revista, sem esboçar qualquer interesse.

Após a decolagem, tendo o avião alcançado a altitude desejada, o homem guardou a revista e começou a conversar. Comentou sobre economia, negócios, esportes, como quem está apenas jogando conversa fora. Então, resolvi perguntar-lhe: “Notei que o senhor não tirou os olhos de sua revista durante a decolagem. O senhor deve viajar muito e nem se importa mais com as decolagens e aterrissagens”. O homem mudou o semblante, fez uma pausa e respondeu: “Não, não é isso. O que mais me preocupa é exatamente o momento da decolagem e da aterrissagem. Tenho tanto medo que nem quero pensar no assunto. Prefiro folhear uma revista até que tudo termine. Assim não penso no perigo e o perigo não pensa em mim”.

Há quem prefira ignorar a realidade. Fingir que o perigo não existe nada resolve, nem pode mantê-lo à distância. Todos nós estamos sujeitos a qualquer coisa, a qualquer hora. É como quem foge dos consultórios médicos porque teme ouvir que está doente.

Como o apóstolo Paulo, Jesus deu um aviso importante quando disse que não faz nenhum sentido uma pessoa conquistar o mundo todo e perder a sua alma. Deixou claro que deveríamos investir em bens eternos e não passageiros, pois um dia certamente morreremos. Quanto a esse aviso, será que alguém prestou atenção?

Tolice é passar a vida fingindo que vale a pena fingir.

2 comentários:

  1. Verdade. Ninguem pensa nisso e vive fugindo da realidade. Nossa vida é somente um fôlego de vida que Deus nos deu, até quando durará esse fôlego?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Vc tmb é ralada do meu s2. Gostei do q vc escreveu tmb. Deus te abençoe.
    Beijo

    ResponderExcluir