segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Difícil

2 Samuel 24.1-17

Tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente (Sl 86.15)

Há decisões que precisamos tomar e que nos tiram o sono. Incomodam! Analisamos as possibilidades e chegamos à conclusão de que todas as opções são ruins. A tendência é procurar a menos ruim e tentar resolver o problema.
Esse era o dilema de Davi. Como rei, precisava tomar uma dura decisão. O povo de Israel já havia insultado demais a Deus. Para complicar, Davi, cheio de orgulho, queria saber a quantas andava seu poderio militar. Então fez o recenseamento, contra o qual havia sido advertido. Não deveria fazê-lo. Depois de feito, Davi reconheceu que havia pecado e pede perdão a Deus. Resultado: o profeta Gade traz uma mensagem a Davi da parte de Deus. Davi deveria escolher que tipo de punição preferia receber: três anos de fome na terra, três meses fugindo dos inimigos ou três dias de praga na terra. Difícil, não?
O pecado que cometemos pode nos trazer consequências terríveis. Pior ainda, pode fazer sofrer a quem amamos ou com quem convivemos. Mesmo buscando o perdão de Deus, as marcas podem ficar em nossa vida. Como bem disse alguém: “Você pode arrancar um prego da parede, mas a marca será evidente”.
Davi não buscou a opção menos ruim, mas preferiu contar com a misericórdia do Senhor. Mesmo sofrendo as consequências, Davi sabia que Deus é misericordioso. Nós não temos outra opção a não ser contar com a misericórdia do Senhor. Jeremias diz que: “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as misericórdias são inesgotáveis” (Lm 3.22). por causa de sua misericórdia, Deus interrompeu a matança do povo.
Seja qual for a situação, conte sempre com as misericórdias do Senhor. Clame por ela. A misericórdia divina é sua melhor opção.

Deus é justo, mas também é misericordioso.

2 comentários:

  1. gostei do texto amiiga , muuito bom (yy

    bjo :*

    ResponderExcluir
  2. Esse texto de II Samuel é dos meus preferidos... "...porém caiamos nas mãos do Senhor..."

    ResponderExcluir