sábado, 21 de agosto de 2010

Dor

Jó 16.1-22

Tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os em tuas mãos (Sl 10.14).

“Cada um sabe onde aperta o sapato” é uma expressão bem conhecida para explicar que somente a própria pessoa sabe o que se passa na sua vida. Ninguém mais.
A história de Jó impressiona não apenas pelo sofrimento a que foi submetido, mas pela maneira como ele lidou com a dor. Quem sente dor de qualquer espécie sabe bem o que isso significa. Querer negá-la é como tentar tapar o sol com a peneira, é enganar a si próprio.
Jó olhava para o seu corpo e via a manifestação da doença. Impressionava! Estava muito magro e vivia deprimido. Jó sabia que estava rumando para a morte.
A descrição de Jesus nas palavras de Isaias também fala de um homem de dor, de alguém que sabe o que é padecer (Is.53.3). Além da questão física, Jesus experimentou a dor da perseguição infantil, a dor da tentação, a dor da rejeição pelo seu próprio povo. Embora não tenha ficado doente durante seu ministério, sentiu a dor física causada pelo chicote, os pontapés, os espinhos em sua fronte e os pregos penetrando em seus pés e mãos na cruz. Quanto sofrimento!
E você, também sofre? Talvez esteja hoje a dor causada pela doença que persiste, a dor da solidão, da humilhação a que foi exposto, da separação, do desemprego, da insegurança e de muitas outras.
Se Deus ainda não lhe de o alivio esperado, fortaleça sua confiança e esperança nele. Como Jó, olhe o futuro que haveria de vir com o Senhor. Não se detenha apenas em seu sofrimento. Se não há respostas para todas as suas perguntas, confie na sabedoria e no amor de Deus. Afaste-se das soluções fáceis que sequer respeitam sua dor. Lembre-se de que Deus não está alheio ao seu sofrimento, nem perdeu o propósito para sua vida. Um dia, ele vai lhe enxugar toda a lágrima e lhe dar verdadeiro alívio.




Ninguém cai mais fundo do que na mão de Deus.





3 comentários:

  1. Muito bom o texto, prima! E adorei o layout.

    Bjs
    Novo post: LookBook - Baile de formatura. http://botapontonisso.blogspot.com/2010/08/lookbook-baile-de-formatura.html

    ResponderExcluir
  2. Esse texto ficou show. Mto bom mesmo!! Parabéns!

    ResponderExcluir